12 de junho de 1942 – 1º de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente foi para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. A força da narrativa de Anne, com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus, faz deste livro um precioso documento. Seu diário já foi traduzido para 67 línguas, e é um dos livros mais lidos do mundo. Ele destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento. Um retrato da menina por trás do mito.






                                                                      Resenha:

O livro conta a história verídica de Anne Frank, uma garota judia que vivia na Holanda, com uma vida comum, com amigos, uma família, e problemas de uma menina normal. Mas aos treze anos, ela e outros judeus começaram a ser caçados pelos nazistas. Anne e sua família então vão para um esconderijo chamado  "Anexo Secreto" que dividem com a família Van Daan e Albert Dussel, onde permanecem por dois anos. Claro, a vida se torna mais difícil com famílias misturadas, e o livro se torna até mesmo engraçado pelo fato de existir brigas e desavenças entre tais famílias. Durante esse período de dois anos, Anne conta ao seu diário chamado Kitty, seus dias de "presa" dentro do anexo, mal podendo abrir as janelas. Anne conta, como se sente sozinha e confusa, mal, por não poder ajudar outros judeus como ela.

Bem, apesar de saber a importância desse livro, eu confesso que esperava mais, eu pensava que iria ler um pouco da vida de Anne no campo de concentração, o que não ocorre. O livro narra a vida de Anne somente no Anexo, claro que é interessante ler sobre sua vida, sua convivência com os outros no esconderijo, seus sonhos, suas frustrações, suas ilusões, seu crescimento pessoal, suas ambições, seus pensamentos, enfim tudo aquilo que envolva a vida de mudanças de uma pré-adolescente  para adolescente em meio ao confinamento devido a uma guerra.

O que achei mais interessante no livro, foi acompanhar o amadurecimento de Anne, pois no início do livro achei-a meio chatinha, filhinha de papai, mas ao longo da história que é narrada em forma de diário, Anne amadurece muito e se desapega do seu mundo pré-adolescente, tornando-se uma adolescente com muitos ideais e comportamentos maduros. Colocando-me no lugar da protagonista, eu não aguentaria a vida no anexo que é muito limitada, mas Anne se mostra otimista e alegre, superando as dificuldades e mascarando as angústias, até se tornar emocionalmente independente de todos, até mesmo de seu pai, no qual era muito apegada.

Também achei impossível não adorar Anne, e sinceramente me identifiquei um pouco com ela, com meu holocausto interno. Anne não era compreendida pelos moradores do anexo, o que a deixava frustrada, até mesmo ao ponto de chorar a noite no travesseiro. Sua ligação com o pai Otto Frank, é linda, mas ao longo do tempo, perdida. Sua relação com a mãe Edith Frank é estranha, pelo fato de Anne achar que sua mãe não a ama tanto quanto sua irmã Margot Frank.

Sabemos que o final é triste, mas esse livro a meu ver, é de leitura obrigatória, o conhecimento da vida de Anne é muito importante para sabermos como foi a vida dos judeus na Segunda Grande Guerra, torci muito para um final mais otimista, mas a vida nem sempre é justa, deixando-nos com o gosto amargo na boca, de uma realidade triste e injusta, é assim que acabei enxergando Anne Frank, uma injustiçada, pois ela tinha tanta capacidade e sonhos...Fico por aqui!

19 Comentários

  1. Ois Amanda,

    Excelente comentário e tenho pena de ainda não ter lido o livro mas fica desde já registada a recomendação :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
  2. Oi Fi, obrigada pela visita e comentário, gostei muito e leia o livro sim, você vai gostar!!! :D

    Bjs e boas leituras!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda, eu também achava que esse livro falaria um pouco alem da vida da Anne, mesmo sendo um diário. O importante é que a leitura valeu a pena mesmo, como você disse, sendo uma história triste e injusta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danni, obrigada pela visita e comentário, gostei muito!E o livro fala da vida de Anne sim, só q no anexo e não no campo de concentração, o que me frustrou bastante, mas mesmo assim é uma obra que vale À pena ser lida.

      Abraços e boas leituras!!!

      Excluir
  4. Li esse livro quando era uma adolescente como a Anne e fiquei muito triste com o final, depois vi falarem dele no filme Escritores da liberdade, um excelente filme, diga-se de passagem. Enfim, mais uma história real do holocausto, que vale sim a pena ser lida para reconhecermos, ao mesmo tempo, a brutalidade e a sensibilidade humana. Boa resenha. Beijos, Amanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,
      obrigada pela visita e comentário, gostei muito. Ainda não vi o filme, mas pretendo ver em breve. E sim concordo com você, O Diário de Anne Frank vale muito a pena ser lido, em pensar que quase desisti no início, por achar a Anne chatinha, mas enfim, li e gostei muito.

      Abraços e boas leituras!

      Excluir
  5. Oie Amada, eu estou lendo o Diário de Anne Frank e confesso que no começo também achei a Anne chatinha e irritantemente infantil. Mas, a leitura está se mostrando bastante interessante a medida que vejo como Anne está amadurecendo e vê um relato real da época do holocausto sempre é uma experiência ambígua entre o gosto amargo das atrocidades que essas pessoas sofreram e a emoção de acompanhar como lidaram com isso.
    Como já sabia que ela parou de escrever nele quando foi capturada não esperei por relatos do campo de concentração.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Natali, obrigada pela visita e comentário, gostei muito! Realmente a Anne amadureceu muito no anexo, fazendo-nos gostar e admirá-la, pena que ela não pode aproveitar mais de suas qualidades!

    Abraços e boas leituras!

    ResponderExcluir
  7. Olá Amanda :)
    Já li este livro há muito tempo atrás e de facto ele começa como deve ser um diário de uma jovem adolescente sem problemas na vida, com as confusões e questões próprias da idade.
    No entanto a vida muda de repente para Anne e para todos aqueles que ela conhece e á força disso ela cresce e com ela o diário vai amadurecendo.
    De facto ela só escreve enquanto está no anexo e quando é capturado tudo ali fica, inclusivamente o diário.
    É um final triste ainda por cima tão perto da guerra terminar.
    Gostei muito da tua resenha e de facto concordo contigo, de que é um livro obrigatório, é uma visão diferente de uma calamidade que nunca deveria ter existido.
    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
  8. Oi Caminhante,
    obrigada pela visita e comentário, gostei muito! Realmente é um final muito triste quando q guerra estava prestes a acabar e isso é muito injusto, ainda não me conformo de a vida ser assim! :(

    Abraços e boas leituras!

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas é impossível não sentir curiosidade já que é um livro muito comentado! Ameeei a resenha ♥

    Beijão!
    http://loucaspaginasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Amanda,

    li este livro há uns anos e gostei. Não fiquei fascinada, mas gostei bastante.

    Gostei da opinião, está muito boa =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miss Lamora,
      obrigada pela visita e comentário, gostei muito! Como vc, não fiquei fascinada, mas gostei muito!

      Abraços e boas leituras!

      Excluir
  11. Ana Carolina, obrigada pela visita e comentário, gostei muito e quando tiver a oportunidade, leia o livro sim, é muito bom! :D

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderExcluir
  12. Ola! Gostei do seu Blog e tenho um Artigo para colaborar no seu Blog, faço divulgação na minha rede +2 milhões de acessos e te dou Link do meu blog. Não cobro! O que peço em troca peço é um link dentro do artigo para meu blog. Quer receber uma proposta para avaliação?
    prof.rosioliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, professora Rosi,
      solicito que me explique melhor a sua proposta, pois achei muito interessante. Aguardo contato,

      Abraços!

      Excluir
  13. nossa adorei o filme o livro deve ser maravilhoso , no filme fiquei muito emocionada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jú, o filme ainda não assisti (deve ser muito bom), e o livro eu gostei bastante.

      ABRAÇOS!

      Excluir
  14. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro

    www.omliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir